Artes Imortais tem como foco principal as artes marciais, apresentando artigos e reportagens de revistas e livros, aqui o leitor poderá encontrar desde a história de diversos estilo ou metodos de combate, como também informações sobre seus fundadores e professores, a metodologia e os princípios de valores.

Trazemos para nossos leitores informações sobre História, Filosofia, Saúde, Cultura, Campeonatos, Eventos, entre outras Informações que nossos moderadores julguem de vital importância e de interesse para todos.

Blog atualizado semanalmente com as mais diversas informações sobre o que acontece no mundo das Artes Marciais que por sua Maestria se Tornaram 'Artes Imortais'!

Colabore com Artes Imortais para que possamos desenvolver um bom trabalho e que possamos crescer e desempenhar um trabalho que vá além da Internet.

Fer Kwon Do - O caminho de Defesa com os Punhos


Artes Imortais realizou uma breve entrevista com Professor Genival Ferreira “Falcão”, atual presidente da UNF Brasil e um dos representantes do Fer Kwon Do, abordamos com alguns pontos fundamentais sobre esse estilo Marcial, Criado em Alagoas pelo Mestre Neilson Yang.

Sede da UNF Brasil
Rua Maria de Fátima, Nº 06 - Feitosa
Cep:57043-310

Contatos
Genival Ferreira (Falcão)
E-mail: genes18_@hotmail.com
Fone: (0xx82) 3356-1119 / 91136193

Mestre Enilson Yang (Tigre)
Fone: (0xx82) 3033-7295


AI - Qual a origem do Fer Kwon Do?

Professor Falcão - Nós somos o Fer Kwon Do, a arte marcial brasileira, fundada em 30 de janeiro de 1991 na pacata cidade de união dos palmares, no estado de Alagoas, “terra do Zumbi”, com o propósito de acrescentar uma nova dinâmica de arte marcial no mundo, através de um trabalho sério, responsável e organizado!
Temos uma filosofia própria, pois para nós o Fer Kwon Do é mais que uma luta para darmos pernadas e socos.
Transcendemos este conceito e a consideramos como uma arte ou misticamente falando uma ânsia de espírito humano como alegria e harmonia, sem falarmos da força benevolente que envolve todos os praticantes em um só propósito “divulgar, expandir, enraizar e defender” .
Uma arte marcial adaptada aos nossos padrões, a nossa realidade, a nossa cultura e as nossas necessidades em um método vivo na forma e rico nas essências. Um sistema de auto defesa genuinamente brasileiro e orgulhosamente alagoano!


AI - Qual o significado do nome Fer Kwon Do?

Professor Falcão - Fier (Defesa), Kwon (Punho) e Do (Caminho), portanto literalmente traduzido do coreano para o português, Fer Kwon Do “O caminho de defesa com os punhos”.

Só fizemos uma adaptação na palavra FIER para FER pois este é a parte inicial do nome do grão Mestre Ferreira “O Garça”, ele como principal mestre do fundador teve seu nome incluído com muita honra nesta arte, na sua história , nascimento , crescimento , e expansão da mais brasileira das artes marciais , contribuindo não só com sua vasta experiência internacional sendo hoje um dos principais mestres do mundo, da infância a velhice dedicada inteiramente a busca do auto aperfeiçoamento .

Hoje não há mais diferença, o grão mestre e as artes marciais são um só!

AI - Estilo baseado em que principio marcial?

Professor Falcão - Todas as artes marciais são belas e encantam por sua prática física e o desenvolvimento mental que oferecem , mais cada uma delas tem um ponto vulnerável por todas dedicarem grande ênfase a uma determinada técnica!
Umas usam movimentos animalescos, outras as rígidas joelhadas e cotoveladas, outras os punhos, outras as pernas, outras torções, outras a ginga , molejo, outras quedas e imobilizações, outras armas brancas, outras respiração e leveza que visam o desenvolvimento interno.
O que fizemos foi unir tudo isto que a de melhor em um só método de ensino que ainda está em evolução pois somos ecléticos e pragmáticos, aceitamos novas técnicas vinda de outras fontes , desde que sirvam aos nossos objetivos , pois somos baseados no homem e dirigidos especialmente para o homem no sentido mais amplo da palavra. Acreditamos que “sabedoria e conhecimento são meras palavras sem sentido, se não forem vivenciadas por nós nos menores gestos, atos , palavras e pensamentos porque saber é ser!! “

AI - Fale um pouco de você...

Professor Falcão - Meu nome é Genival Ferreira , conhecido como professor falcão por alunos, companheiros de arte e amigos. Sou faixa preta , detenho com orgulho esta graduação e sonho voar mais alto pois esta é arte das oportunidades .

Sou o atual presidente da UNF Brasil. Defendo com empenho, trabalho e orgulho o nome desta arte, sou discípulo direto do fundador “ o Mestre Enilson Yang”, integro ao seleto grupo de discípulos incumbidos da missão de continuar o desenvolvimento desta arte, fielmente transmitindo a filosofia de vida e o método de combate para as próximas gerações ajudando pessoas a se ajudarem mantendo a pureza , técnica transmitida pelo mestre yang e a qualidade de ensino continuando assim a realização de um sonho real e brasileiro.

“A vida é um sonho vista por um sonhador, que ao acordar percebeu que seu sonho tinha se realizado; não se constroem mansões sólidas sem antes não tivê-las sonhado!”
Mestre Garça


AI - Quando você começou a praticar o Fer Kwon Do? E o porque? Qual o seu principal interesse no estilo?

Professor Falcão - A minha jornada começou 4 anos, ao ser convidado por amigos a visitar outras artes marciais, o Fer Kwon Do foi o único que me completava tanto pelos estilos como pela disciplina imposta pelo professor. Movimentos diferenciados e também por ser uma arte da terra. Atualmente são centenas de técnicas diferenciadas que me fascinam, em fim, o Fer Kwon Do é mais que uma arte marcial é um estilo de vida!

AI- Qual a diferença do Fer Kwon Do para as demais artes marciais?

Professor Falcão - Não somos os primeiros nem os últimos , somos diferentes , uma arte especial e assim sendo não é definido nem rotulado, o Fer Kwon Do é muito mais que uma arte marcial, é um pensamento evolutivo, uma cultura-popular, um método de viver uma filosofia prática. Transformar seu conteúdo em palavras é impossível. Se quiséssemos reduzir o Fer Kwon Do ao seu menor denominador comum e facilmente explicá-lo , ele se pareceria com o que a população pensa que ele é, um mero método de defesa pessoal como tantos outros.
Não somos apenas um punhado de golpes que visa atingir o adversário.
Transcendemos a esses limites a quase duas décadas , trilhando significados, aprendizagem, via mental, caminho e verdade, demonstrando formação e conhecimentos em diversos campos da sociedade, amando a deus , respeitando a natureza com sabedoria e honestidade.
“é por retomar o antigo que se aprende o novo!”
O Fer Kwon Do é um dos mais completos métodos marcial!
A arte do novo milênio!


AI - Quem é seu Mestre, fale um pouco sobre ele?

Professor Falcão - Meu mestre marcial é o fundador Enilson Yang 6º dan de Fer Kwon Do, formado em diversas artes marciais , alagoano de nascimento , nascido no dia 19/04/1974. Iniciou nas artes marciais em abril de 1978 aos 4 anos de idade e nunca mais parou, hoje é o detentor da marca e patente do Fer Kwon Do sendo o único no mundo autorizado a realizar exames de graduação, expedir certificados, diplomas e formar monitores, instrutores e professores .
Sendo a autoridade máxima no mundo , supervisiona as aulas e os cursos que a união nacional de Fer Kwon Do promove. Tudo isto é necessário para difundir a arte pura, fiel aos seus princípios, mantendo a pureza, técnica responsável pela excelência do Fer Kwon Do.


AI - Quais os princípios que o Fer Kwon Do prega? E em que eles se baseiam?

Professor Falcão - São 6 os princípios do Fer Kwon Do a saber:

1º - o ensino das técnicas do Fer Kwon Do, seu estudo através de cursos especialmente preparados, com aulas ao vivo e revisão para aperfeiçoamento sistemático , sob a tutela de professores credenciados pela federação e outros órgãos de sua competência.

2º -a preservação dos conhecimentos ancestrais das inúmeras gerações de mestres com o máximo respeito.

3º- o auto aprimoramento moral do praticante e das pessoas que mesmo não sendo adeptos do Fer Kwon Do, interessam-se pelo assunto. Ensinamos nossos alunos a servir de exemplo como cidadão e como aluno.

4º- a busca do auto conhecimento no sentido individual e coletivo, mediante ao estudo e aplicação da personalidade humana , físico, mente e espírito. O que conseqüentemente permite a melhoria das relações inter-pessoais.

5º a edificação de uma vida melhor mais saudável, com boa alimentação, mais envolvimento em trabalhos sociais que visam diminuir a desigualdade sociocultural, mais feliz, mais realizada e completa no caso especifico do que diz respeito ao treinamento. Utilizamos práticas e métodos centralizados que visam o desenvolvimento do potencial individual existente em todos os seres humanos.

6º- respeito a todos , benevolência para com todos, união com as artes co-irmãs, sinceridade com si próprio, a análise e o estudo das leis universais, aplicando esses conhecimentos em todos os campos da sociedade.
Em todos os caminhos da vida encontramos obstáculos a superar. Aquele que se exibe não brilha, o que é convencido não tem qualquer superioridade , homem centraliza-te no dever a ser cumprido, aceite as dificuldades com paciência guardando-as, pois aquele que se exalta não tem o mérito reconhecido , porque toda vitória baseia-se na persistência e perseverança, e assim fazemos muito mais do que apenas o nosso dever.


AI - Fale sobre a rotina de um iniciante na sua academia!

Professor Falcão - Ao iniciar o estudo do Fer Kwon Do o iniciante deve comprovar através de exames médicos , que esta fisicamente apto para a prática de exercícios físicos. O aluno recebe apostilas para estudo adicional contendo o conhecimento filosófico e histórico da arte, inicia-se então os testes de aptidão física, as noções teóricas, e o aprendizado das técnicas básicas que incluem em seu primeiro momento as posturas básicas e suas derivações :
Dragão – Tigre – Serpente – Arqueiro – Cavalo - Positivo e Negativo, chutes, socos, quedas e imobilizações. O aluno aprende também a 1ª forma, um conjunto de técnicas que incluem ataques, defesas, esquivas, rolamentos, e outros golpes numa bela seqüência de 56 movimentos , chamada de “técnica do corpo e da montanha”. O aluno também aprende meditação, com técnicas introspectivas, respiração , treinamento na água, treinamento na selva com técnicas de guerrilha para lembrarmos dos bravos Vietcongs, treinamento de força, flexibilidade, quebramentos, e um conjunto de 10 defesas pessoais, nos primeiros meses de treinamento, como de costume, percebemos que os resultados são assombrosos, o aluno iniciante passa a ter certeza de que esta evoluindo, porém, os melhores resultados são ; mudança de maus hábitos para bons, cortesia, disciplina, abandono do uso de entorpecentes , integração com a sociedade.
O próprio e as pessoas que os rodeiam passa a enxergar uma brusca mudança na sua postura e isto tem relação direta com a prática que esta sendo submetido. O aluno passa naturalmente a buscar uma postura correta, tônus adequado das estruturas fundamentais do corpo ( pélvis, tronco, coluna vertebral e cabeça) esses e outros são os fatores que marcam a diferença entre habilidade técnica e a genialidade, entre o sonhar e o realizar.ai não da outra, o aluno se apaixona pela arte genuinamente brasileira “ o Fer Kwon Do!”

O início do Fer Kwon Do você encontra quando começa a treinar, mais o seu fim é inconcebível ao mais sábio dos mestres!


AI - Qual a proposta de trabalho de sua academia ? Você está envolvido em algum projeto social?

Professor Falcão - Como um todo a proposta de trabalho não só da minha academia, mais sim de toda a arte do Fer Kwon Do é o desenvolvimento do ser humano em todos os campos do conhecimento humano desde a infância até a plena maturidade sem distinção de cor, crença, raça, religião ou nacionalidade.
Sonhamos com um mundo melhor e o Fer Kwon Do tenta dar uma pequena parcela de contribuição pregando a essência da não violência do ser mental e racional que somos.

Fazemos trabalhos sociais com :
# com aulas especiais para surdos e mudos;
# com crianças carentes;
# e com idosos.
Isto só nos engrandece como praticantes e como cidadão.

Aconteça o que acontecer , aprendemos e ensinamos o seguinte;
# Recuar – jamais
# Desistir – nunca
# Avançar – sempre.


AI - Você já participou ou organizou campeonatos?

Professor Falcão - Sim, organizei diversos e também participei, entre outros realizei em 2007 a “1ª copa Mestre Yang de Fer Kwon Do”, auxiliamos a “1ª copa Pégasus de Fer Kwon Do”, e recentemente participei da “4ª copa morcegos Fer Kwon Do”, lutei e fiquei em 2º lugar na categoria pesada acima de 100kg , lutei com o renomado professor Daniel Viana “Urso” o mais antigo aluno do mestre com mais de 18 anos de praticas intensivas. Lutei, perdi a luta mais ganhei experiência!
Agora treino em busca de uma melhor colocação no brasileiro que acontecerá em maio de 2009.


AI - Quais são os movimentos básicos do seu estilo tanto iniciante como graduado?

Professor Falcão - Se fossemos descrever os movimentos básicos, precisaríamos de muito tempo, isto porque da faixa branca a faixa preta o aluno adquire uma gama de mais de 3 mil técnicas que compões a sobrevivência desta arte.
E as técnicas para graduados que vão da faixa preta até o 6º dang são técnicas superiores com ataques a pontos vulneráveis , quebramentos de ossos, exibições com alto nível de dificuldade, combates de longa duração, lutas contra mais de um adversário, conhecimento de anatomia , fisiologia, primeiros socorros e mais um conjunto de dezesseis movimentos “ matéria” e mais inúmeras técnicas. Seria quase impossível descrever todas. O Fer Kwon Do não pode ser 100% explicado mais 100% praticado! Um vício que só faz bem!


AI - Quais são os primeiros cuidados que uma pessoa que esta iniciando a prática do Fer Kwon Do deve ter?

Professor Falcão - O aluno deve saber que as técnicas que ele está aprendendo são técnicas de uma arte guerreira, não nos parece desprovido lembrar diariamente até que ele tenha uma evolução mental e valorização dos seus ensinamentos apenas como forma de sobrevivência . Que essas técnicas utilizadas sem controle são capazes de ferir, aleijar e até matar , claro que não é com esse intuito que a eles são ensinadas, sabemos que toda a vida é preciosa , especial e insubstituível , por isso formamos cidadãos , lutadores , professores e nunca agressores!
Temos que diferenciar uma rosa de uma parede de aço!

AI - Fale sobre as graduações no Fer Kwon Do?

Professor Falcão - O sistema de graduações são:

1. Branca Borda Cinza
2. Cinza Borda Amarela
3. Amarela Borda Laranja
4. Laranja Borda Azul
5. Azul Borda Verde
6. Verde Borda Roxa
7. Roxa Borda Marrom - Monitor
8. Marrom Borda Vermelha
9. Vermelha Borda Preta - Instrutor
10. Preta Borda Vermelha - Professor

Depois da faixa preta temos do 1º dang até o 6º dang, do 1º dang a té o 4º dang será avaliado o desenvolvimento de técnicas , agilidades com técnicas com armas e de mãos nuas a pontos vulneráveis , a partir do 4º dang são 10 anos até o próximo dang e assim até o 10º dang!

AI - O que você acha que o aluno busca no Fer Kwon Do?

Professor Falcão - Somos frutos de uma época de pouca safra, mais quantidade não é no momento o desejado e sem qualidade, e qualidade é algo reservado a poucos frutos, e cada aluno é o verdadeiro exemplo de uma safra que é colhida aos poucos e gradualmente num processo fluente e natural .o que o atrai é justamente a qualidade que ele vai obter!

AI – O que você faz além de ensinar Fer Kwon Do? Qual sua profissão?

Professor Falcão - Atualmente trabalho no Hiper Bompreço e através do Fer Kwon Do um iniciante do mundo das palestras com práticas!

AI – Para finalizar, que conselho você daria para quem esteja pensando em treinar o Fer Kwon Do?

Professor Falcão - "Pratique o Fer Kwon Do e você de 1 a 100 anos encontrará algo jamais visto em termos de evolução marcial, um método que procura aperfeiçoar os próprios instintos defensivos que a dentro de cada um e buscar o desenvolvimento natural dos conhecimentos adaptando-se a cada praticante de forma única.
Por isto somos uma arte marcial natural de lutar por instinto.
Aqui cada aluno é especial e diferenciado! "

Qualquer outra dúvida que voce tenha sobre Professor Falcão ou o Fer Kwon Do e queira expor aqui, entre em contato com um dos nossos Moderadores no Orkut ou pelo E-mail.

Artes Imortais