O QUE É JUDÔ?
Judô é uma arte de defesa literalmente significativa caminho gentil. A filosofia renda a se defender e neutralizar o atacante sem machucar ninguém. No esporte há golpes (aplicando pressão nas juntas do cotovelo) e agarrões no pescoço para fazer o atacante ficar fora. Não há chutes e socos. Qualquer coisa pode praticar o esporte Judô. As técnicas de ataque e defesa são muito parecidas com o Sumô e o Ju-Jitsu.
A HISTÓRIA DO JUDÔ
O Judô é um esporte olímpico fascinante. Mais do que isto, é uma forma de arte. E agora é praticado em qualquer país do mundo.
A seguir uma história do desenvolvimento de que é agora um esporte olímpico moderno.
KANO
O fundador do Judô, Jigoro Kano, nasceu em 1860 ele foi graduado em Literatura na Universidade Imperial em 1881 e se graduou em filosofia no ano seguinte. Tirando de lado o fato de ser o fundador do Judô. Kano era um líder educacionalista e uma figura proeminente no movimento Olímpico do Japão. Kano começou seus estudos em Ju-Jitsu quando era jovem, os mestres de Ju-jitsu estavam tentando ganhar a vida.
Mesmo que eles quisessem ensinar as técnicas e passá-las de geração para geração seguinte, adicionalmente a classe do Samurai (guerreiro) tinha reduzido e necessidade de instrução. Aos 18 ano de idade Kano estudou Ju-Jitsu do tenshin Shinyo Ryu ensinado por Fukudo e isso antes de terminar o seu pugilismo com mestre llkubo.
JUDÔ - OS ANOS DE FORMAÇÃO
No Japão antigo, era costume, em tempos de guerra, de recusar qualquer vantagem qye tivesse sobre o inimigo. Se um cavaleiro encontra um adversário desarmado, ele deveria jogar imediatamente as suas armas e partir para a luta corporal, isso fez com que um violento e eficiente Jujitsu fosse desenvolvido e ensinado nas escolas para guerreiros aspirantes, assim como usar as várias armas que carregariam. Estas escolas ficaram no Japão até o fim do século XIX quando o jujitsu começou a cair em uma má reputação, os experts tinham o habito de treinar as suas habilidades em membros público. E foi nesta época que o Dr. Jigoro Kano começou a estudar a arte. Ele passou muitos anos aperfeiçoando suas habilidades com os velhos mestres e finalmente desenvolveu seu estilo próprio este estilo este estilo é chamado de Judô, ou caminho gentil em 1882, ele fundou a sua própria escola em Kodokwan em Tóquio. Dr. Jigoro Kano tirou os movimentos mais perigosos como socos e chutes então o Judô poderia ser praticado com segurança um esporte de contato total.
Por volta de 1883, Kani clarificou sua análise do Jujitsu e métodos relacionados no ponto que ele se capaz de ensinar o público através de uma escola por mesmo. No fim, ele pegou emprestado uma pequena ala no templo Eishoji e abriu o primeiro Kodokan para o estudo do Judô de Kano. Um número de Machi Dojo (ginásio de rua) decidiram que o Kodokan era conceituado e tinha que ser colocado em seu lugar. Eles o visitaram e causaram tantos danos que se a honra deveria ser conquistada, então uma luta deveria ser arranjada.
O Kodokan foi representado por Sakujiro Yokoyama, o melhor lutador da época e o resultado foi com vitória do Dojo de Kano. Para ganhar conceito das províncias os representantes de Kodokan viajaram por todo o Japão dando demonstrações e conferências dos princípios por trás do novo método. O final desta conferência resultaram em um torneio, com limb locks e acertos exclusivos, entre um homem que dava a conferência de Kodokan e um estudante de uma escola local. Uma luta particularmente importante aconteceu em 1886, para decidir que sistema de Ju-jitsu era o mais apropriados para usar nas academias militar, departamentos de policia e escolas públicas. Os 15 homens do time Kodokan derrotaram todos seus adversários e o Judô se tornou um esporte aprovado pelo governo.
Após a 2° guerra mundial, foi uma era escura para o Japão e suas coisas. Com parte dos esforços de guerra, os instrutores foram mandados para ensinar o combate sem armas. As forças que ocuparam o lugar proibiram qualquer arte marcial nas escolas instituições públicas. O banimento ficou até 1951 quando houve um relaxamento gradual da regra. Instrutores de Judô particulares e a policia eram excluídos da proibição.
O Kodokan foi deixado para restabelecido depois. Kano foi contra o aspecto ruim do militarismo pré-guerra do Japão e junto com as novas leis que removeram os vestígios da origem da arte marcial Judô, fez Kodokan aceitável para as autoridades. Em 1949 as autoridades de ocupação disseram que os Yudanshakai (sociedade graduada com Dan) de várias escolas poderia ser reconstituída com uma organização democrática simples. Que resultou na formação da federação de Judô que foi formada sob presidência de Risei Kano, o único filho de Jigoro Kano, com quartel general em Kodokan. Hoje todas as federações de judô tem neto de Jigoro Kano como presidente.
JUDÔ E O RESTO DO MUNDO
O Judô entrou em muitos países entre 1902 até 1930. Os EUA ganharam o judô mais cedo devido ao interesse do presidente da época Theodore Roosevelt. Como expressão de boa vontade, Kano enviou Yoshiaki Yamashita, um membro de ranking alto do Kodokan, para a América em 1902 para ser seu instrutor pessoal. Roosevelt treinou regulamente e devido a isso foi feito uma sala junto com a casa branca para treinar Judô. Foram 30 anos estranhos, antes que um americano conseguisse chegar a um estágio de Dan; clubes foram feitos em Seattle em 1903 e em Los Angeles 1915.
O Brisbane Judo Club foi o primeiro fundado na Austrália em 1928 pelo Dr. A. J. Ross, um graduado de Dan no Kodokan. O Judô chegou a Inglaterra em 1912 e em 1918, o primeiro clube amador de Judô, o Budokwai foi fundado por G. Koizumi. Durante a segunda guerra, os interesses da Inglaterra no Judô era apenas para o combate desarmado e o clube de Judô de Londres foi formado em 1946.
O Judô mais tarde alcançou a Nova Zelândia pela Austrália em 1948 quando G. Grundy, 2º Dan em Budokwai abriu um clube em Auckland. Os novatos com mais sucesso para falar são os russos. Uma forma de Judô estrita foi praticada na União Soviética por volta de 1930.
Os russos praticavam um estilo de luta livre chamado de Sambo. Isso era uma sintetização de muitos sistemas de luta livre, no entanto devida a uma competição fora da União Soviética, eles ficaram interessados no Judô.
Em 1962, um time soviético de judocas compostos por lutadores de Sambo em roupa de Judô conseguiram cinco medalhas no campeonato de Judô na Europa. Sambo é um vizinho próximo do Judô, da mesma construção conceitual. Pode ser visto como um complemento que os russos trouxeram considerando a enfatização do Judô durante os anos recentes.
TIPOS DE TREINO E ATIVIDADES
Físico – Você pode treinar para responder a qualquer tratamento, enquanto faz um bom exercícios aeróbio. Melhore seus músculos e aprenda a se defender.
Mental – Aprenda a se controlar em qualquer situação. O Judô irá te dar confiança própria em todas as situações de sua vida.
Social – As academias geralmente promovem reuniões, festas, etc... Judô é um esporte de luta, que requer coragem e resistência. Também ensina controle e balança mental e física. Ele aumenta a resistência e a auto-confiança enquanto te dá um ótimo passatempo.
A CONTRIBUIÇÃO DO JUDÔ PARA A EDUCAÇÃO POR JIGORO KANO, O FUNDADOR DO ESPORTE
O objetivo desta conferência é para explicar em uma maneira geral o que o Judô é. Nos nossos tempos feudais, haviam muitos exercícios militares como esgrima, uso do arco e flecha, uso da lança e etc. junto com ele havia um chamado Ju-Jitsu que era um exercício composto, consistindo principalmente na luta sem armas, usando no entanto facas, espadas e outras armas, os tipos de ataque eram arremessos , acertos, choques, segurar o oponente no chão e segurar ou torcer o braço ou perna do oponente para causar dor ou fraturas. O uso de espadas e facas também eram ensinados. Havia também muitas maneiras de nos defender destes ataques. Tal exercício, em uma forma primitiva, existiu até em nossa era mitológica. Mas a introdução sistemática, como uma arte, se dá por volta de 350 anos atrás. Em minha época jovem, eu estudei estas artes com 3 mestres eminentes.
O grande beneficio que derivou do estudo disso fez com que eu fizesse minha própria cabeça para levar os assuntos mais a sério e em 1882 eu comecei em uma escola chamada Kodokan. Kodokan literalmente significa o estudo do caminho, ser e conceito de vida. Eu chamei a arte que ensino de Judô ao invés de Ju-Jutsu. Em primeiro lugar eu irei explicar qual o significado destas palavras, “Ju” significa ser gentil ou dar passagem, “Jitsu” uma arte ou prática, “Do” é caminho ou principio, então Ju-Jutsu significa a arte ou prática pela gentileza ou dar caminho para definitivamente alcançar a vitória, enquanto que Judô significa o caminho ou principio do mesmo. Além da aquisição do útil conhecimento, nós devemos elevar os nossos poderes intelectuais, como memória, atenção, observação, julgamento, imaginação e etc. Mas isso não devemos fazer de uma maneira qualquer, mas de acordo com as leis fisiológicas, então esta relação com um poder com o outro poderá ser harmonizada. E apenas por seguir fielmente os princípios da eficiência máxima – isso é Judô – que poderemos alcançar nossos conhecimentos e poder intelectual.
Estes princípios podem ser relacionados com outros campos da atividade humana? Sim, os mesmo princípios podem ser aplicados para o corpo humano, fazendo-o forte, saudável e útil e então constituir a educação física.
Também pode ser aplicado para melhorar o poder intelectual e moral e desta maneira constitui em educação moral e mental. Isso pode ser aplicado ao mesmo tempo para melhorar a dieta, roupas, cuidar da casa, relacionamento social e métodos de negócios e também constituir o estudo e o treino na vida. Eu nomeei todos estes princípios com o nome de Judô, então, Judô em seu sentido completo é um estudo e método de treino da mente e corpo como na regulação da vida e esforços.
NO BRASIL
Em 1904 o conde Koma, ao lado de Sanshiro Satake, saiu do Japão e seguiu para os Estados Unidos, México, Cuba, Honduras, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru (onde conheceram Laku, mestre em Ju-Jitsu que dava aulas para a policia peruana), (Okura), Argentina (foram apresentados a Shimitsu) e Uruguai. Ao da troupe que a eles se juntaram nos países sul-americanos, Koma exibiu-se pela primeira vez no Brasil em Porto Alegre. Seguiram depois para o Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, São Luis, Belém (em outubro de 1915) e finalmente Manaus, no dia 18 de dezembro do mesmo ano. A passagem pelas cidades brasileiras foi marcada apenas por rápidas apresentações.
Por sua elegância e semblante sempre triste, Mitsuyo Maeda ganhou o apelido de Conde koma durante o período que ficou no México. A primeira apresentação do grupo japonês em Manaus, intermediado pelo empresário Otávio Pires Júnior, em 20 de dezembro de 1915, aconteceu no teatro Politeama. Foram apresentadas técnicas de torções, defesas de agarrões, chaves de articulações, demonstração com armas japonesas e desafio ao publico.
Com o sucesso dos espetáculos, os desafios contra os membros da equipe multiplicaram.Em 1917, de volta ao Brasil, mais especificamente Belém e tendo ao lado sua companheira, a inglesa May Iris Maeda, conde Koma ingressa no American Circus onde conhece finalmente Gastão Gracie. Em novembro de 1919, o conde retorna a Manaus, agora na condição de desafiante de seu amigo Satake. Foi então que aconteceu a única derrota de Koma em toda sua carreira. Na biografia anterior diziam que ele nunca havia sido derrotado, então ele volpa par aBelém e me 1920, já com a crise da borracha, é desfeito o American Circus.
Com isso, Mitsuo Maeda embarca novamente para a Inglaterra. Em 1922, regressa como agente da imigração, trabalhando pela companhia Industrial Amazonense e começa a ensinar Judô aos belenenses na Vila Bolonha. No mesmo ano, seu ex-companheiro Satake embarca para Europa e nunca mais se tem notícias do grande mestre. Conde Koma continuou em Belém, falecendo em julho de 1941.
Carlos e Helio Gracie, filhos de Gastão seguiram atuando no Ju-Jitsu, modalidade que aprenderam com Koma no circo do pai. Isso, depois a arte já estava definitivamente implantada em Manaus pelos membros da troupe de Koma, principalmente Sanshiro “Barriga Preta” Satake.
Em Breve Ebook da Revista Original para Download
Artigo Retirado:Revista Trump!
Terceira Edição, páginas 24 a 29.