Artes Imortais tem como foco principal as artes marciais, apresentando artigos e reportagens de revistas e livros, aqui o leitor poderá encontrar desde a história de diversos estilo ou metodos de combate, como também informações sobre seus fundadores e professores, a metodologia e os princípios de valores.

Trazemos para nossos leitores informações sobre História, Filosofia, Saúde, Cultura, Campeonatos, Eventos, entre outras Informações que nossos moderadores julguem de vital importância e de interesse para todos.

Blog atualizado semanalmente com as mais diversas informações sobre o que acontece no mundo das Artes Marciais que por sua Maestria se Tornaram 'Artes Imortais'!

Colabore com Artes Imortais para que possamos desenvolver um bom trabalho e que possamos crescer e desempenhar um trabalho que vá além da Internet.

Ba Gua Zhe Xiue

A teoria do Ba Gua

O ga Gua Zhang tem uma teoria que o fundamenta, o Ba Gua Xiue (quando se diz Ba Gua Xiue, ou teoria do Ba Gua), sua expressão física e sua forma marcial.
Em um livro milenar chamado Zhoiu Yi, estão compiladas as três teorias que compõem o Ba Gua Xiue: budismo, taoísmo e confucionismo, que também são a essência da filosofia oriental. Hoje em dia, a teoria sobre o Ba Gua está disseminada pelo mundo.
O Ba Gua é composto de Ying e Yang e sua variações. No Ba Gua o Yang é representado pelo Yanog Yao e o Yin é representado pelo Yin Yao.

O Ying e Yang compõem o Liangyi. A união de vários Liangyi forma o Si Xiang (quatro formas).
Finalmente, uma composição de Si Xiang forma o Ba Gua. Cada parte do símbolo é chamado de Gua. O Gua tem que ter sempre três Yao, portanto o símbolo tem no total 24 Yao.

Cada um dos oitos Guas tem sua forma e seu nome:
Um Ba Gua pode ter seis Yao, com a combinação destes Gua , pode-se ter 48 Yaos.
Combinando os Yaos de 64 Guas, pode-se ter 384 formas diferentes. Os chineses antigamente usavam estas combinações para entender as manifestações da vida, como o ganhar e perder, o sucesso e o fracasso, entre outras.
Interpretar o Yao Ci ou Gua Ci através de caracteres e palavras é o que se chama de I-Ching.
Zhou Wen Wang escreveu um livro para interpretar e entender o I-Ching.

A Origem do Ba Gua

Há dois tipos de Ba Gua: Hou Tian e Xian Tian (o mais antigo). O Xian Tian Ba Gua foi criado por Fu Xi Shi.
Fu Xi estava em uma floresta treinando e sentiu o Qi da natureza por todos os lados, observando o movimento natural do rio amarelo surgiu um ser: um unicórnio. Do desenho formado pela pigmentação desta figura Fu Xi idealizou o Ba Gua.
O Ba Gua assim criado era horizontal e de forma simplificada. Em seguida, foi criado uma forma retangular e quadrada, até chegar ao símbolo circular, chamado Ba Gua Xian Tian.
Na província de Shan Xi surgiu uma tartaruga grande com oito patas e quatro olhos. No caso da tartaruga havia uma figura muito parecida com o Ba Gua. A partir desta figura, Xia Yu idealizou um desenho chamado de Luo Shu. Assim a sociedade chinesa fez a transição da era Fu Xi para Xia Yu.
Posteriormente Zhou Wen Wang utilizaram métodos de Qi Gong para sentir a natureza e criar a teoria do Ba Gua. Para criar a figura da Ba Gua, observaram os movimentos da tartaruga, do cavalo, do unicórnio, as pegadas dos pássaros e o desenho dos rastros das formigas.
Assim da observação da natureza, foram criadas as formas horizontais e circulares do Ba Gua.

Ba Gua Zhang

É uma manifestação da teoria do Ba Gua. A teoria do Ba Gua não é importante só para que pratica Wu Shu, quem pratica o Feng Shui também precisa conhecer e utilizar o Ba Gua.

No corpo humano os órgão internos estão relacionados com os Guas da seguinte forma:
Cérebro – Tiem Gua
Rim – Ham Gua
Coluna Vertebral – Chem Gua
Aparelho Digestivo – Sum Gua
Cóccix – Sum Gua
Região do Coração – Kum Gua
Fígado – Tuei Gua

Na Parte Externa do Corpo Humano:
Xian Pan Tian – Kam Gua
Pescoço – Kem Gua
Pé, Joelho – Chen Gua
Cavidade Bucal – Tui Gua
Membros – Su Chiem (quatro formas) podem ser divididos em oitos articulações que podem se transformar em 64 formas.

Caracteristcas Exclusivas do Ba Gua Zhang

Diferentes dos outros tipos de Kung Fu porque utiliza o movimento circular de caminhar. Não utiliza saltos, somente o caminhar. No andar, pode-se movimentar para frente, para trás, para os lados. Estas mobilidades devem ser norteadas por quatro elementos.
O objetivo do andar é modificar o local onde está, não permanecer estático;
Sentir a distancia do inimigo;
Beleza (estética) do movimento;
Energia (pensamento e força);
Sistema (modo de fazer);
Movimentos Naturais (seguir o movimento da natureza).

Em um nível mais elevado de Ba Gua pode-se chegar à áreas do Qi Gong. Treinando a energia na ponta dos dedos, pode-se utilizar o Qi Gong para atingir o oponente na luta.
O intuito da prática do Ba Gua Zhang é cultivar a saúde e por isso é preciso seguir os princípios do Wu Shu.

Conteúdo do Ba Gua Zhang
A- Andar em linha reta
B- Andar em sentido de S.
C- Andar em Círculo
D- Andar aleatoriamente
E- Andar na base do Ba Gua (oito palmas)
F- Oito grande palmas
G- 64 palamas (Ba Gua You Shen Lian Huan Zhang)
H- Combinações de várias formas
I- Ba Gua Jiu Gong Zhang (oito palmas + centro)
J- Ba Gua Dui Lani (contato com outro)
K- Ba Gua Tui Shou
L- Ba Gua Qi Gong

Conteúdo Retirado de: FightMagazine, Paginas 34 a 35.

Artes Imortais